
Introdução
Vivemos em tempos que todos os dias ouvimos falar sobre sustentabilidade e o quão é importante tomarmos ações hoje para amanhã haver uma pequena diferença positiva. Sabemos que diversos setores industriais estão presentes nesta luta infindável pois, a sustentabilidade não é um meta mas sim um caminho sem fim. A BMW tem consciência deste problema mesmo antes dele ser tão falado. Ao longo deste blog, está presente a estratégia de sustentabilidade da marca – “Na estratégia BMW, o nosso foco principal está na sustentabilidade e na utilização eficiente dos recursos, impulsionado através de um forte sentimento de urgência. Fazemos tudo isto em conjunto com os nossos parceiros e fornecedores, que assumiram também o compromisso e as linhas orientadoras dos nossos requisitos de sustentabilidade.”
BMWCircular
Conquistas:
- 99% dos resíduos gerados mundialmente são reciclado e reutilizados;
- Madeira proveniente de plantações certificadas pelo FSC, pois, por exemplo, o friso decorativo é feito de madeira;
- Utilização de energia renovável a 100% com objetivo de reduzir as emissões CO2 a 80%;
- Já criaram 14 modelos eletrificados (elétricos e/ou híbridos) que estão disponíveis no grupo BMW.
BMW I Vision Circular
O objetivo é a criação de uma viatura compacta totalmente elétrica, com design sustentável e detalhes luxuosos, para 2040. Mas para tal acontecer, têm em consideração a economia circular e os seus princípios: RE:pensar, RE:duzir, RE:utilizar e RE:ciclar.
- RE:pensar – para mudar o mundo, mudaram a BMW. Desde 2020 que as fábricas apenas compram energia de pontos renováveis;
- RE:duzir – Até 2030 o trabalho foca-se na redução de emissões CO2. Quer na circulação de veículos ou na podução dos mesmo;
- RE:utilizar – trata-se da reutilização de resíduos. Por exemplo, a pele de interior utiliza o extrato de folha de Oliveira e não contém resíduos de cromo;
- RE:ciclar – De resíduos passam para matérias primas. Os tapetes sao feitos de resíduos reciclados do oceano e aterros, como plástico industrial.
Metas para 2030
- 25% modelos electrificados e 50% da frota totalmente elétrica;
- 10 milhões de viaturas elétricas na estrada;
- 20% menos emissões de CO2 na cadeia de fornecimento;
- 80% menos emissões de CO2 nos processos de produçāo;
- 40% menos emissões de CO2 na utilização por veículo;
- Neutralidade climática em 2050.
Sustentabilidade
Viaturas e Materiais:
A BMW aposta em reutilizar materiais reciclados, em vez de eliminar. Redes de pesca, plástico e fibras de cato são três materiais que fazem parte dos seus veículos. Outro aspeto é a fabricação das tintas automóvel mais sustentáveis, com base em biomassa.
Circularidade e Recursos:
Utilizar de forma responsável os recursos é um ponto fundamental e, assim, utilizam matérias-primas de acordo com os quatro princípios da economia circular: RE:Pensar, RE:Duzir, RE:Utilizar e RE:Ciclar.
A BMW tem duas fábricas alimentadas a energia eólica e energia solar.
Relativamente à energia eólica, esta fornece-se cerca de um oitavo da eletricidade necessária na fábrica. Também, na mesma fábrica têm um parque de armazenamento inteligente, alimentado por quatro turbinas. Este parque armazena a energia das mesmas e, quando não há vento suficiente, alimenta-as com a energia guardada. Neste parque, estão ligadas cerca de 700 baterias.
Já a fabrica de energia solar produz mais de 21MWh de energia renovável.
Produção e Cadeia de fornecimento:
A sustentabilidade, para a BMW, abrange muitos aspetos, desde a inspeção das cadeias de fornecimento ao apoio a programas externos. Tudo com o propósito de manter a pegada ecológica o mais reduzida possível.
Conclusão
A BMW percebe que a sua industria é um grande problema no caminho da sustentabilidade e e tem adotado diversas medias e o caminho da sustentabilidade já é traço característico da marca.
Fonte: https://www.bmw.pt/pt/index.html