Introdução

A indústria automóvel é um problema no caminho para a sustentabilidade, devido à quantidade de componentes utilizados para construir um veículo, ser uma industria extremamente grande exige uma luta e rigor maior. A Mercedes-Benz percebeu que tem um papel a cumprir nesta luta e, então, estabeleceu um objetivo em si própria: até 2039 comprometeram-se em tornar os novos carros de passageiros neutros em CO2, em todo o seu ciclo de vida.

Objetivos
  • Emissão de CO2 neutra até 2039 nos veículos, durante todo o ciclo de vida dos mesmos;
  • Emissāo de CO2 neutra na produçáo dos veículos e respetivos componentes desde 2022 para manter;
  • Até 2030 a parcela de vendas de automóveis híbridos ou elétricos de superar 50%;
  • Reduçāo das emissões de CO2 na nova frota de veículos de passageiros para mias de 40%, até 2030.

A Mercedes planeia reformular o seu portfólio de produtos nos próximos 20 anos. Com foco em minimizar drásticamente as emissões libertadas, o portfólio passará a basear-se em veículos elétricos movidos por um sistema de acionamento por bateria elétrica e célula de combustível, melhorias na eficiência por meio da hibridização e o desenvolvimento adicional dos veículos com motores de combustão modernos.

Produção com impacto neutro

A produção nas fábricas da Europa tornou-se neutra partir de 2022, visto que 100% da eletricidade que alimenta as industrias é comprada em fontes renováveis e, o restante, vem dos sistemas fotovoltaicos que estão posicionados nas próprias instalações de produção. De forma a continuar a reduzir as emissões de CO2, para além dos projetos de compensação, pretende atingir um redução absoluta de 50%, em relação a 2018, em operações de produção em todas as fábricas associadas.

Proteger o clima

A vontade de proteger o clima parte da Mercedes-Benz, no entanto, os fornecedores devem trabalhar lado a lado com a marca. Assim, existe toda uma análise do impacto ambiental que a cadeia de suprimentos de automóveis de passageiros tem no clima e, também, perceber as soluções eficazes a aplicar, junto com os fornecedores.

Melhorar qualidade do ar

A Mercedes pretende garantir que partir de 2025 a nova frota de carros não tem mais impacto significativo na poluição de NO2 em áreas urbanas. Já investiram nos novos motores a diesel com baixa emissão de NOX na condução, nos novos veículos.

Conclusão

A Mercedes-Benz percebe que a sua industria é um grande problema no caminho da sustentabilidade e propõe-se a mudar o seu caminho de forma e agir em conformidade com o que o planeta e a sociedade precisam.

Fonte: https://sustainabilityreport.daimler.com/2019/

×

Suporte Online
Selecione para iniciar o Whatsapp

×