Introdução

Ao longo desta publicação, falo sobre um estudo bastante completo que compara os dois tipos de motorização atuais: Veículo Elétrico (VE) e Veículo a Combustão Interna (VCI), a nível de desempenho, manutenção e impacto ambiental.

Muitas pessoas colocam a questão se os veículos elétricos acabam por poluir mais que um veículo a combustão, devido à produção das baterias. É certo que a tecnologia de veículos alimentados por eletricidade é recente e ainda se encontra em estudo, para perceber o que acontecerá a longo prazo. No entanto, atualmente já é possível comprovar diversas vantagens na utilização deste tipo de veículo.

Impacto Ambiental

Veículo a Combustão Interna:

  • O gasóleo e gasolina têm origem do petróleo, que se encontra em média a 1.800m abaixo da superfície da terra. Assim, este deve ser extraído para produzir;
  • O petróleo é extraído por bombas de vareta que são alimentadas através de eletricidade (9.960kwh por mês que equivale a 65.526km para um veículo elétrico percorrer);
  • Para além de extrair petróleo na terra, também existe uma grade extração em alto mar. Esta envolve um gerador a diesel que consome 20 a 30 toneladas de diesel por dia. Tal equivale a 300.000kwh de eletricidade;
  • Devemos ter a noção que o combustível não polui apenas quando estamos a andar num veículo. Todo o seu processo de produção é doloroso para o planeta e sociedade, como vamos poder ver mais à frente;
  • Extrair petróleo nos oceanos leva a que milhões de litros sejam derramados todos os anos, o que coloca em risco a fauna e flora que lá habita;
  • Após a extração do petróleo, este precisa de ser transportado para refinar e tornar-se combustível. Assim, existe 542.900km oleodutos espalhados pelo mundo inteiro, que servem como transporte do petróleo. Para tal acontecer, são utilizadas estações de bombeamento que funcionam, mais uma vez, a eletricidade;
  • Nos casos em que é necessário atravessar mar, o petróleo é transportado por navios. As emissões em alto mar não são reguladas nem controladas, então, estas indústrias optam por utilizar combustíveis baratos, produzidos com ainda menos cuidado, de forma a reduzir os custos de operação;
  • O transporte marinho é responsável por emitir 1.000.000.000 CO2 por ano de poluição marinha. A poluição é de tal forma exorbitante que diversos países proíbem que o transporto se aproxime da costa. Consequentemente, este dirige-se para um Porto onde, depois, é transportado para a refinaria;
  • Relativamente à refinação, é um processo que envolve um grande uso de eletricidade e, consequentemente, acaba por poluir em grande quantidade. O petróleo tem de ser aquecido até aos 420ºC, o que gasta uma grande quantidade de energia;
  • As refinarias são uma grande preocupação para as cidades porque causam graves ricos a nível da saúde, para com a população que lá habita. Acabam por ser a fonte principal de poluição em muitas cidades onde operam;
  • Depois de refinado, o combustível é transportado para os postos de abastecimento, em camiões com motor diesel, o que provoca ainda mais poluição. Também, gasta-se ainda mais eletricidade ao bombear o combustível para os postos;
  • Quando abastecemos os nossos carros, queimamos o combustível ao percorrer por sítios onde habitamos e respiramos;
  • Motores de combustão interna são extremamente ineficientes. 70% da energia é desperdiçada, devido ao processo de queimar. Apenas 30% fazem com que, realmente, o carro ande;
  • Um veículo a combustão está constantemente a emitir CO2 e outros gases extremamente poluentes para a atmosfera;
  • Se por alguma razão, o veículo for para abate, existe um reaproveitamento e reciclagem minimalista dos seus componentes;
  • Contribui, também, para a poluição sonora através do ruído do motor. Este é um grande problema nas cidades.

Veículo Elétrico:

  • O argumento, válido, mais utilizado, relativamente aos carros elétricos, é: não poluem ao andar mas a produção eléctrica para as baterias que os faz andar polui;
  • A eletricidade é produzida através do carvão e este processo é bastante poluente;
  • Existe uma grande preocupação em localizar estas centrais de produção a carvão suficientemente longe de sítios habitados com população;
  • O transporte de energia para os seus devidos pontos, é concretizada através de cabos de alta tensão, mantendo, assim, qualquer poluição direta longe da população;
  • Já é possível os veículos elétricos serem alimentados por energias renováveis o que diminui a poluição na produção da mesma;
  • Em 2020, na Europa, ja eram utilizadas 56% de energias renováveis e, em Portugal, 61.7%. Podemos considerar valores bastante positivos. É importante substituir as centrais de refinaria por centrais de renovação energética, que utilizam energia natural;
  • Como já foi referido, a principal preocupação das pessoas perante carros elétricos, é a produção de baterias, que funcionam a lítio;
  • O lítio é um metal extraído no desertos da Austrália, China, Argentina e Chile. É um componente importante na produção das baterias;
  • A mineração de lítio é muito menos poluente que as refinarias espalhadas pelo mundo inteiro. Toda a extração de lítio, até hoje, nunca causou tantos danos ao meio ambiente quanto o derrame de petróleo, que aconteceu no Golfo do México, em 2010;
  • Quanto ás baterias, no momento em que estas deixam de estar funcionais para o veículo elétrico, podem ser utilizadas como armazenamento de energia numa casa ou empresa;
  • Quando o ciclo de vida de uma bateria termina, estas são recicladas e desmanteladas para reaproveitar os metais e ser aproveitados nos próximos veículo elétricos, recuperando até 95% da matéria prima;
  • Em andamento não produz emissões poluentes nem ruído, o que contribui para a diminuição da poluição sonora.
Desempenho

Veículo a Combustão Interna:

  • A progressão de aceleração acontece através da caixa de velocidades, assim sendo o desenvolvimento não é instantâneo;
  • Existe o barulho constante do trabalhar do motor.

Veículo Elétrico:

  • Visto que é o próprio motor que controla o seu desempenho, inicialmente está disponível uma potência máxima de aceleração;
  • Ao longo das viagens, o motor não faz nenhum tipo de ruído.
Manutenção

Veículo a Combustão Interna:

  • É necessário substituir o óleo do motor a cada 10.00km, estimadamente;
  • Exige substituição das pastilhas dos travões (em média a cada 60.000km) e pneus (em média 40.000km);
  • Para os motores que funcionem a velas, deve-se substituir a cada 2 anos ou 30.000km;
  • Deve existir cuidado com o liquido de refrigeração e mudar a cada 2 anos ou 30.000km;
  • Posto isto, é necessária manutençāo e vigia bastante regular. Em casos regulares, pondo de fora possíveis problemas, a sua manutenção, em média, é bastante mais elevada, em comparação com um veículo elétrico.

Veículo Elétrico:

  • Acaba por envolver poupança de travões e pneus devido à sua travagem regenerativa com o motor;
  • A manutenção específica para este carro, trata-se da bateria que, se tudo acontecer como esperado, não dará problemas durante os seus primeiros 30 anos;
  • Assim, o custo de manutenção anual é mínimo e consideravelmente positivo.

Conclusão

A energia gasta na produção de combustível é extremamente maior do que na produção de energia para os carros elétricos. Outro ponto é que o processo do combustível chegar aos veículos é ineficiente pois, quando andar com o veículo, 70% da energia é desperdiçada. Se existe inicialmente a produção de energia, esta pode ser diretamente utilizada para alimentar os veículos elétricos.
O grande obstáculo que impede diversas pessoas de mudar é, para além da desinformação, a falta de acesso a pontos de carregamento e a impossibilidade de instalar o aparelho de carregamento na própria casa, principalmente para quem vive em apartamentos ou condomínios.

Fonte: https://www.uve.pt/page/ve-vs-vci/

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